segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Mais infos sobre o surgimento da Umbanda


O surgimento da Umbanda é acompanhada no plano espiritual pelos Senhores da Luz (ou Araxás, Orixás), que estruturam essa nova corrente astral, com sua hierarquia, bases, funções, etc; para todos espíritos que quisessem praticar a caridade independente de suas origens terrenas.

Espíritas Kardecistas já praticavam a comunicação com desencarnados, e promoviam curas e orientação a encarnados e desencarnados, porém a Umbanda unificou o plano espiritual com a cultura dos povos que formaram o Brasil.

A palavra Umbanda só foi ouvida pela primeira vez em 1908 em Niterói-Rj, quando o jovem de 17 anos Zélio Fernandino de Morais recebeu o espírito que se identificou como Caboclo das Sete Encruzilhadas, que trazia a anunciação da nova religião ao País.

Porém, anterior a isso, muitos escravos que praticavam rituais de religiões africanas haviam sincretizado suas entidades espirituais, os Orixás, com imagens de santos católicos. Assim, poderiam praticar seus rituais sem serem punidos. Isso dificultou mapear as raízes da Umbanda.

Muito mais sobre a origem e raízes da Umbanda podem ser encontradas no livro "Doutrina e Teologia de Umbanda Sagrada", de Rubens Saraceni, que já havíamos indicado no post anterior.

Também tem muita informação relevante no Wikipedia se alguém quiser saber mais sobre essa parte história e cultural:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Umbanda#Os_Orix.C3.A1s

Escreveremos mais sobre a estrutura da Umbanda, o que são os Orixás, o papel dos médiuns e muitos outros assuntos interessantes.

Então, se tiverem sugestões e dúvidas, podem deixar seus comentários que vamos tentar abordar todas as dúvidas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário